sábado, 30 de maio de 2009

CASAMENTO! UMA DECISÃO PARA TODA A VIDA -(Parte II)- Mt 19.3-11


III. CONSELHOS PARA UM CASAMENTO SAUDÁVEL

PREPARE-SE PARA O CASAMENTO: Se casamento é para viver por toda a vida, só se case quando estiver preparado para isso. Do contrário, espere. Você precisa estar bem preparado para os votos que vai fazer. E a Palavra tem muito valor quando estamos diante de Deus e da igreja no altar.

CUIDE DAS FINANÇAS, ANTES E DEPOIS DO CASAMENTO. Dizem algumas estatísticas que a causa numero 1 dos divórcios é financeira. As pessoas se casam e fazem dívidas, às vezes sem planejamento adequado. Então, vêm as contas não pagas, a pressão de um sobre o outro, a necessidade de um segundo emprego para suprir as dividas. E, logo, estão brigando por causa de dinheiro.

DIALOGUE. O dialogo é fundamental no casamento (Amós 3.3). a falta de dialogo tem sido considerada a segunda causa de divórcio. O casal não tem tempo para sentar e conversar. É preciso diálogo aberto e claro no casamento.

SE DECLARE: não perca uma oportunidade para declarar o seu amor, diga a importância que seu cônjuge tem pra você a ele, faça surpresas, de amor e carinho quando menos se espera..
Como disse certo pensador:” Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”..

TROQUE O “EU” PELO “NÓS”. No casamento, a individualidade é SUBSTITUIDA PELO NÓS. É como se a matemática do casamento fosse 1 + 1 = 1. “Serão ambos uma só carne”. -- Lembre-se sempre: Casamento foi feito para durar.

CULTIVE: existe uma lei natural que muitas vezes queremos negligenciar ou mesmo esquecemos, é a lei de que nada nessa vida, cresce nem produz se não for cultivado.
E as vezes ainda questionamos, porque na nossa vida nada produz, nada da certo, mas não cultivamos e queremos os frutos. No relacionamento conjugal é assim, se você quer um casamento bem sucedido, cultive, procure formas de cultivá-lo. Caso contrario, não queira colher algo que você não plantou..

CONCLUSÂO
- O que pode está levando seu casamento para o abismo? Quais as crises que você tem vivido no relacionamento conjugal?
- Esteja certo (a) de que Deus pode preencher seu casamento com algo novo.
- Pense em quanto você está disposto (a) a lutar pela harmonia do seu lar? Comece a dar passos certos e seguros!
- Mais apesar de tudo isso o seu casamento ainda hoje pode estar vivendo a sua pior crise de todos os tempos, tudo o que você tem a fazer é confiar e crer no Senhor, se foi ele o autor do casamento, tudo esta no controle dele, por isso não se desespere, tome as decisões onde sua consciência ficara tranqüila e descanse no Senhor!

- "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.... Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas"
leia: (Provérbios 31:todo, mais em especial os versos 10,28 e 29).
Efésios 5.22 – 6.4
Colossenses 3.18-21
I Pedro 3.1-7
Educação dos filhos: Gn 18.18-19; Dt 4.9, 6.6-8, 11.18-21, Pv. 1.8, 22.6, 6.20
(obs: se você tiver a Bíblia Genebra em casa lei o estudo de Efésios 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário