terça-feira, 26 de maio de 2009

CAMINHOS E CAMINHANTES - Lc 10.30-37


Talvez você veio pra igreja de maneira lenta, apressada, angustiada, calma, contemplativa, observativa, dando voltas, ou de maneira completamente alienada, mais a estrada é a mesma.
-A grande questão do caminho é como você anda no caminho!
-A gente ate acostuma a associar a vida como uma estrada! “nos caminhos da vida”..
-Então a imagem da estrada vai nos ser útil pra entendermos a idéia do caminho, é útil porque nos aponta para uma direção.
-A imagem da estrada me remete à idéia de que eu estou andando para algum lugar, isso nos é útil porque na vida não existe essa opção de não se estar andando. Qualquer um que diga “fiz a opção de não sair daqui” pode ter a certeza que vc já saiu, na vida ninguém fica parado, a diferença esta apenas em como caminha, mas todos caminham.
-a estrada acerca da qual nos estamos falando hoje, é a existência de cada um de nos. Cada um de nos esta numa estrada,
agora o que a gente precisa saber, é como nos estamos caminhando nessa estrada.

Esse texto que nos lemos nos remete a uma grande reflexão nesse sentido
_ o que nos temos aqui, um caminho, uma estrada.que ia de Jerusalém para Jerico. Uma mesma estrada, esta fixa lá ate hoje. Com o mesmo cenário e pedras e etc.
-uma estrada..
-daí Jesus disse que aconteceu uma coisa que envolveu cinco pessoas. Um mesmo caminho, cinco maneiras diferentes de caminhar num mesmo dia.
_uma mesma estrada que foi alterada pelo caminhar dos caminhantes, um mesmo chão que virou um chão diferente de acordo com a diferença da caminhada de cada um.
_e é aqui que mora a grande lição.
Com qual desse indivíduos a sua forma de caminhar se identifica com a minha?

I. O CAMINHO DO HONESTO
O primeiro individuo que a gente encontra nessa estrada é um homem honesto.
Saiu de casa e foi trabalhar. E no caminho, pra levantar o sustento para a vida e cuidar da família, uma tragédia o acometeu.
E ele foi deixado, largado, caído, assaltado, ferido, roubado e privado dos seus bens de seus direitos e ate mesmo do que tinha, ali naquele caminho, abandonado e injustiçado.
-foi o caminho de um homem honesto roubado e largado na estrada.

II. O CAMINHO DO APROVEITADOR
O segundo homem que encontramos nessa estrada, é aquele folgado que encontra o honesto que vem andando e pensando em seu sustento. E o assalta.
Numa mesma estrada, mais foi um caminho de violência, de despropiação de covardia de aproveitamento de injustiça de roubo e de engano.
Mesma estrada, um homem honesto caído, e um assaltante aproveitando da vida dele e fez seu próprio caminho

III. CAMINHO DO INDIFERENTE
-Ai passa uma terceira figura, o “sacerdote”.
-Mesma estrada um terceiro caminho.o sacerdote vem pensando no seu sermão, nas visitas que ele tem que fazer ainda e vê aquele homem caído.
-E simplesmente passa de largo, segue o seu caminho;
-O caminho da indiferença, caminho da incapacidade de se solidarizar, o caminho daquele que tem a sua agenda tão definida que não tem espaço pra qualquer parada e sobre tudo um individuo que achava que o fato de ter um lugar e um templo certo para adorar a Deus lhe era muito mais importante do que a parada para exercer misericórdia para um necessitado.
Uma mesma estrada uma outra forma de caminhar.

IV. CAMINHO DO OMISSO.
Ai temos um quarto individuo que passa, na mesma estrada, é um “levita”
Ai ele olha, viu o sacerdote passar e não fazer nada ele andou num caminho parecido com o do sacerdote, não fez nada também.
O caminho da omissão homicida, largou o individuo ali, fez que não viu, alienou-se e se foi, insensível e impermeável.

V. CAMINHO DO MISERICORDIOSO COMPLACENTE.
Daí vem um quinto individuo, no mesmo caminho, mas com outra maneira de caminhar, era um “samaritano”.
Considerado herege pelos judeus, abominado pelo sacerdote e pelo levita,
Mas ele passa ele olha, ele vê ele abaixa, ele socorre ele cuida, ele trata das feridas, e derrama sobre elas óleo e vinho, e leve o injustiçado para um estalada e diz para o estaladeiro “ olha eu estou deixando dois denários e se não for suficiente Poe na minha conta que quando eu passar de novo eu vou quitar tudo.


-A estrada pro primeiro homem era um meio de vida, e ele caiu nela. -Para o segundo homem era um meio para que de algum modo, se aproveitar dos recursos e do trabalho do outro, era o caminho do aproveitamento e do engano.
-Pro terceiro homem o sacerdote, era apenas um estrada banal, onde o que quer que acontecesse não lhe dizia respeito algum. Porque ele era um desses indivíduos que se deslocava de um ponto para o outro, e o que acontece no meio não importa, ele é indiferente à vida alheia.
-o outro, é omisso, ele sempre olho para aquele que na hierarquia lhe é superior e diz, se ele não fez, eu também não vou fazer,
-porem há um que o caminho é o lugar de misericórdia.
É o lugar onde a graça é manifesta, é onde o amor real.

Uma única estrada caminhada de cinco maneiras diferentes.
O que nos ajuda a entender uma coisa fundamental pra nos hoje. É que caminho, todos tem, mais cada um anda de uma maneira,
Você olha em volta e você vê pessoas tendo as mesmas oportunidades e respondendo a elas de formas completamente distintas, e vê tb pessoas não tendo oportunidades e respondendo a essas não oportunidades de modo também completamente distinto.
Mas para você que esta aqui hoje, como você tem trilhado os seus caminhos?

GRANDE APLICAÇÃO
-Esses textos nos de esse esperança, de como nos andando no mesmo caminho de todos, nos caminhos mais complexos, nos podemos caminhar uma caminhada inédita, uma caminhada diferente.
-Mostrando que nem tudo está perdido, não é só porque outro passou antes no mesmo caminho que eu pretendia passar e não se deu bem , que agora eu não vou passar lá.
Ah, mas ele tentou e não conseguiu..
-Por mais que o caminho seja tenebroso, eu posso torna-lo em pastos verdejantes porque vai depender é da forma como eu vou caminhar.
_quando nos passamos, transformamos em caminhos de vida, porque não caminhamos sozinhos, mas Cristo esta conosco.
Assim nos vamos transformar qualquer vale em mananciais de vida.
_ o salmista fala”bem aventurado o homem que passando pelo vale de baça Vaz dele um manancial” vale de baça é onde os chorões cresciam e crescem. Tem ainda hoje uma quantidade de chorões. Ate hoje quando vc chega la vai ver uma quantidade de arvores que derrama uma resina em forma de lagrima. Daí o nome também de vale das lagrimas. Tanto pela ocorrência do livro de Juizes quando o povo chora ali, como também por esse significado vegetal onde ate as plantas choram.
-e o salmista diz que há a possibilidade de alguém passar ali e transformar aquele lugar em mananciais, porque o que importa não é o caminho, mas como o caminhante vai caminhar.
_mesma estrada, mas o andar pode ser diferente.

CONCLUSÃO
Temos que ter a certeza de que Deus esta no nosso caminho, porque senão a nossa estrada vai ser sempre uma estrada de amargura, de frustração e de perda. Nunca será caminho de vida jamais.
-No caminho um ao outro ajudou e disse ao próximo se forte. No caminho um levanta o outro, no caminho a gente não quer saber quem é o individuo caído, nem porque ele esta caído, mais a gente só quer saber que ele esta caído e que vamos o ajudar.
-no caminho o samaritano é o herói na historia do amor fraternal,
no caminho a gente levanta, a gente se dobra, a gente cuida, a gente não fica preconceituando e fazendo perguntas.
A gente carrega a gente leva.
No caminho não tem proselitismo, não tem conversa fiada, tem ação, tem amor, tem misericórdia, tem graça, tem vida, tem gesto.

No caminho só vale a pena caminhar, quando a gente tem a certeza de que há o Deus de poder na nossa vida e de graça nessa estrada.
Eu sei que eu vou caminhar por caminhos pedregosos, por caminhos de espinhos em minha vida, mais eu sei que eu posso contar a proteção e a graça do Altíssimo.
Isso não é retórica, isso não é historia, isso é fato. E bem aventurado aquele que crê nisso e toma posse disso.
-tenha sempre a certeza de que Deus é a luz do seu caminho, é a proteção é o escudo do seu caminho, e nele confiar porque ele não nega a sua graça p mim nem p ninguém e a provisão de Deus p mim é sempre certa.

Fonte: Esse sermâo partiu da ideia de um dos sermões do Pr. Caio Fabio.

Um comentário:

  1. Pastor, que benção de iniciativa, que idéia maravilhosa fazer um blog com seus sermões, que são uma benção. Vou usar muito essa blog e irei divulgar aos que como eu amam uma boa mensagem....

    Deus te abençõe pastor.

    ResponderExcluir