sábado, 30 de maio de 2009

CASAMENTO! UMA DECISÃO PARA TODA A VIDA -(Parte I)- Mt 19.3-11


I. DECISÕES IMPORTANTES PARA A VIDA

- Destacamos duas decisões importantes que tomamos na vida, e que podem definir o nosso futuro. A primeira, é a decisão por Jesus. Ela define nossa eternidade.
A segunda, é a decisão pelo casamento. Ela define com quem vamos passar o resto de nossa vida aqui na terra, até morrermos.
- É interessante observarmos que os casamentos acontecem com muita festa e alegria. Mas algum tempo depois, ouvimos expressões do tipo: “O que é que estou fazendo aqui?” E a primeira reação do marido ou da esposa, ou de ambos, é pensar no divórcio.
- As lembranças dos votos feitos no altar se perdem em meio às crises. Parece que as declarações feitas no altar estão se tornando cada vez mais banais, usadas apenas como formalidades nas cerimônias.
- Hoje, temos tudo para tomarmos decisões erradas: O estilo de vida anunciado pela sociedade moderna, onde os valores estão sufocados pelo egoísmo, pelo individualismo, e pela perda do sentido e propósito da vida. A família está banalizada pelos conceitos modernos de relacionamento.
- As Famílias estão quebradas, vidas estão quebradas.
- Veja o exemplo de Josué, quando propunha uma decisão importante diante do povo de Israel (Js 24.14,15). A palavra chave é “ESCOLHAM”.O que eles decidissem traria as devidas conseqüências sobre suas casas.
- Aqui são válidos dois conselhos, especialmente para aqueles que ainda não se casaram:
Vá devagar – Conheça bem a pessoa com quem você vai viver o resto de sua vida;
Busque conselhos sábios de pessoas experientes.
- Algumas convicções: Reconhecemos que o casamento é instituído por Deus.
Sabemos também que a Bíblia tem princípios válidos para um casamento seguro e duradouro.
- Então, se não conhecemos a Bíblia, não podemos viver estes princípios, e nosso casamento pode estar em situação de risco.

II. CASAMENTO E CONFLITO

- Todo relacionamento experimenta situações de conflitos. A questão é como lidar com eles para não destruir o casamento.

Alguns Conselhos para resolução de conflitos:
Busque Deus para ajudá-lo: Mas, antes de pedir para que ele mude o outro, peça para ele lhe mostrar qual é a sua responsabilidade no conflito.
Assuma o problema: Resolva o seu problema com responsabilidade e ajuste o seu casamento. Não esconda os problemas em baixo do tapete, esperando que eles desapareçam naturalmente. Eles podem crescer!

- Aqueles que por alguma razão experimentaram o divórcio, devem ser alvos do amor da igreja, como certamente são alvos do amor de Deus. Eles precisam do nosso abraço, do nosso encorajamento. A igreja é a comunidade do amor.
- Análise do Diálogo de Jesus com os Fariseus: No texto básico desta mensagem, Jesus está respondendo uma pergunta sobre o divórcio (v.3). E a resposta é muito diferente daquela que seus questionadores esperavam (v.4). Ele invoca as Palavras da Criação, mostrando que Deus não mudou. Que o casamento continua sendo algo sério, que deve durar por toda a vida. Significa também que a evolução do pensamento da sociedade moderna não muda os “princípios de Deus”. A nossa maneira de pensar sobre o casamento não torna nulo aquilo que Deus estabeleceu como benção para o Matrimônio.
- Os questionadores de Jesus continuam no debate (v.7). Eles estão seguros de que no passado, Moisés autorizou dar carta de divórcio. E, mais uma vez, Jesus responde com clareza que a opção do divórcio só existe em uma circunstância: “Adultério”. Simples, mas profundo, onde devemos concluir que Casamento é uma obra de Deus para durar.

- Hoje as pessoas desistem da família por razões muito pequenas. Atitudes assim têm banalizado a responsabilidade no casamento.
- A resposta de Jesus continua na mesma linha de coerência. A razão da permissão do divórcio foi por causa da dureza do coração dos homens. Mas, no princípio, não foi assim. A criação de Deus (incluindo a união conjugal) foi um processo harmônico, não desestruturado. - Foi uma construção perfeita, não um caos. Então, baseado nas palavras de Jesus, a primeira regra para evitar a quebra do seu casamento é: “não deixar seu coração se endurecer”.
- cultive seu casamento, não perca uma oportunidade de elogiar, de acariciar, de dar uma palavra amiga, confortadora, não perca a oportunidade de se declarar de fazer uma surpresa..

(continuação na pagina seguinte do Blogg)

CASAMENTO! UMA DECISÃO PARA TODA A VIDA -(Parte II)- Mt 19.3-11


III. CONSELHOS PARA UM CASAMENTO SAUDÁVEL

PREPARE-SE PARA O CASAMENTO: Se casamento é para viver por toda a vida, só se case quando estiver preparado para isso. Do contrário, espere. Você precisa estar bem preparado para os votos que vai fazer. E a Palavra tem muito valor quando estamos diante de Deus e da igreja no altar.

CUIDE DAS FINANÇAS, ANTES E DEPOIS DO CASAMENTO. Dizem algumas estatísticas que a causa numero 1 dos divórcios é financeira. As pessoas se casam e fazem dívidas, às vezes sem planejamento adequado. Então, vêm as contas não pagas, a pressão de um sobre o outro, a necessidade de um segundo emprego para suprir as dividas. E, logo, estão brigando por causa de dinheiro.

DIALOGUE. O dialogo é fundamental no casamento (Amós 3.3). a falta de dialogo tem sido considerada a segunda causa de divórcio. O casal não tem tempo para sentar e conversar. É preciso diálogo aberto e claro no casamento.

SE DECLARE: não perca uma oportunidade para declarar o seu amor, diga a importância que seu cônjuge tem pra você a ele, faça surpresas, de amor e carinho quando menos se espera..
Como disse certo pensador:” Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”..

TROQUE O “EU” PELO “NÓS”. No casamento, a individualidade é SUBSTITUIDA PELO NÓS. É como se a matemática do casamento fosse 1 + 1 = 1. “Serão ambos uma só carne”. -- Lembre-se sempre: Casamento foi feito para durar.

CULTIVE: existe uma lei natural que muitas vezes queremos negligenciar ou mesmo esquecemos, é a lei de que nada nessa vida, cresce nem produz se não for cultivado.
E as vezes ainda questionamos, porque na nossa vida nada produz, nada da certo, mas não cultivamos e queremos os frutos. No relacionamento conjugal é assim, se você quer um casamento bem sucedido, cultive, procure formas de cultivá-lo. Caso contrario, não queira colher algo que você não plantou..

CONCLUSÂO
- O que pode está levando seu casamento para o abismo? Quais as crises que você tem vivido no relacionamento conjugal?
- Esteja certo (a) de que Deus pode preencher seu casamento com algo novo.
- Pense em quanto você está disposto (a) a lutar pela harmonia do seu lar? Comece a dar passos certos e seguros!
- Mais apesar de tudo isso o seu casamento ainda hoje pode estar vivendo a sua pior crise de todos os tempos, tudo o que você tem a fazer é confiar e crer no Senhor, se foi ele o autor do casamento, tudo esta no controle dele, por isso não se desespere, tome as decisões onde sua consciência ficara tranqüila e descanse no Senhor!

- "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.... Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas"
leia: (Provérbios 31:todo, mais em especial os versos 10,28 e 29).
Efésios 5.22 – 6.4
Colossenses 3.18-21
I Pedro 3.1-7
Educação dos filhos: Gn 18.18-19; Dt 4.9, 6.6-8, 11.18-21, Pv. 1.8, 22.6, 6.20
(obs: se você tiver a Bíblia Genebra em casa lei o estudo de Efésios 6)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

QUE MÚSICAS POSSO OUVIR? Rm 14:19


Que músicas posso ouvir?
Posso ouvir uma canção sertaneja, ou nordestina, ou arábica, ou africana, ou cigana, ou gaúcha, ou espanhola, ou americana?E aquele sucesso que todo mundo canta?E o grupo do momento, posso escutar como todo mundo faz?
Encontramos, muitas vezes, dois tipos de comportamento entre os irmãos, e geralmente ambos criticam os que não agem como eles:

o primeiro é o grupo RADICAL: queimam seus cds de músicas não cristãs, jogam fora suas fitas e fotografias de grupos mundanos, e dizem que os que não fazem isso são carnais e talvez nem crentes.

O outro grupo é o LIBERAL: ouvem qualquer coisa, não mudam seu gosto musical, apreciam todas as canções e todos os grupos, dançam suas baladas e consideram os radicais perniciosos ao evangelho.
Devemos ter um critério mínimo de escolha de músicas.
Creio não serem corretas as posturas exemplificadas acima.
Os radicais tornam-se carnais e vaidosos, considerando-se mais santos que os outros.
Os liberais, por sua vez, esquecem que muitas canções e ritmos são antagônicos ao Reino de Deus e aos ensinos do Senhor.
Penso que podemos escolher uma música, passando-as por quatro peneiras. É como se eu coasse o café ou o suco quatro vezes. Então podemos ouvir e até recomendar a canção com tranqüilidade, sem drama de consciência.

O primeiro crivo é:
I. “ESTA MÚSICA EXALTA OUTROS DEUSES?”
Então preste atenção na letra, e procuro encontrar elementos que comprometam a canção: chamar os orixás, exaltar outras divindades, ensinar a praticar o ocultismo, etc. Se a música contiver isso, já não estará entre as selecionáveis;

Segundo crivo:
II“A MÚSICA INCITA À REBELDIA?”A canção ensina filhos rebelarem-se contra os pais, cidadãos rebelarem-se contra o país ou as autoridades? A música desrespeita os mais velhos? A canção ensina a andar longe dos compromissos cristãos? Se ela enquadrar-se nisso, então devo tirá-la da minha seleção;

Terceiro crivo:
III. “A MÚSICA ME LEVA À PROSTITUIÇÃO, AO ADULTÉRIO OU AO COMPORTAMENTO MORAL PERVERTIDO?
As músicas que ensinam a trair o cônjuge, a sair com pessoas casadas, a praticar o sexo antes do casamento, a enganar a namorada, a iludir os pais, a comportar-se homossexualmente, a abandonar os valores morais cristãos, essas canções não prestam para mim.
Para que irei encantar os meus ouvidos com aquilo que alego desagradar o meu coração e entristecer o meu Deus?
Por último, devo perguntar:
IV. “ESTARIA ESCANDALIZANDO AO MEU IRMÃO?”
Buscar coisas apenas para a minha satisfação, mesmo que custem a edificação dos meus irmãos, é um comportamento correto? Não.
Então, se algo que se credenciou nas três primeiras peneiras, não se credenciar na quarta, deverá ficar só para mim, e não servir de tropeço aos meus irmãos.
É importante que discirnamos entre o que é escandalizar a fé ou submeter-se às manias de quem se julga mais crente que os outros.
Há escândalos justos, aqueles que se baseiam em princípios cristãos (como os registrados acima), mas há também a atitude dos "do-contra", isto é, aqueles que só admitem as coisas que lhes apetecem, e feitas ou escolhidas por eles.
Esses são egoístas e insaciáveis, nunca estarão plenamente satisfeitos.
Quando o escândalo é justo devemos mudar de gosto e de atitude, comprovando nossa humildade e amor a Cristo.
Já o criticismo de quem vive a colocar defeitos no próximo deve ser repreendido em nome de Jesus, pois isso sim é um escândalo, obra da carne, vaidade, egoísmo e jactância.
Sejamos criteriosos diante do Senhor, na escolha de nossas músicas.

FONTE: http://www.ibipatobranco.org/index.php/mt/14-Ministra��es/82.html

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SUPERANDO A CRISE FAMILIAR – Jó. 1.13-19


INTRODUÇÃO:

A família de Jó é exemplo de uma família que passou pelas mais terríveis e insuportáveis crises familiares.

A família de Jó sofreu crise em 5 áreas vitais
• Finanças; - perdeu bens financeiros
• Saúde; - perdeu sua saúde
• Filhos; - seus filhos morreram
• Amizades; - perdeu muitos amigos
• Casamento..- sua esposa estava amargurada, a ponto de dizer: amaldiçoa teu Deus e morre. Mais Jô superou a crise, e o Senhor lhe deu tudo outra vez.

Exemplos de famílias que passaram por grandes crises

1. A família da viúva que Eliseu aumentou o azeite – II Rs. 4.1-7
2. A família de Lázaro – João 11.1-45
3. A família de Jairo – Lc. 8.40-56
4. A família da viúva de Naim – Lc. 7.11-17

A família tem sido alvo de grandes crises nestes últimos dias, crises que tem levado muitas vezes as desespero, derrota e fracassos. Mais é possível vencer as crises na família.

Consideremos algumas questões:

I. Segundo o dicionário crise significa: “um momento decisivo”, “uma alteração repentina no curso de algo”.
A palavra crise segundo John Kennedy em discurso pronunciado em 12/04/1959. Quando escrita no idioma chinês se compõe de dois vocábulos: um significa perigo e outro oportunidade.
Devemos entender então que quando passamos por crises, corremos o perigo de fracassarmos, de esfriarmos na fé, mais temos também a excelente oportunidade se sermos verdadeiros campeões na fé.

II. Então, as nossas famílias passam sim pela crise:
Crise financeira, Crise da perda, Crise da rejeição, crise espiritual, crise de decisão, crise conjugal: crise familiar

III. Quem são os causadores, os fazedores de crises?
O diabo, os invejosos, os murmuradores, os traidores, os cegos espirituais.

IV. Se você nunca experimentar crises em sua vida, saiba que sua vida será uma vida:
Apagada – a crise vem sobre você, para q tua luz brilhe mais – Pv. 4.18
Medíocre – se você nunca passar por uma crise, você nunca viverá acima da mediocridade
Inútil – tua vida será inútil se nunca experimentar, o q você terá para contar de experiência para os outros.
vida estéril – a crise vem sobre nós para nos tornamos frutíferos na vida cristã. Não seja um crente estéril.
Então levante a cabeça e alegra teu coração, se estás passando por crise, é porque Deus quer ensinar a você a ser vitorioso.

V. Quais os Fatores que levam uma família a entrar em crise?
-Raiva, hostilidade e amargura – Colossenses 3.19; efésios 4.26-31.
-A palavra amargura no grego significa PIKRIA, indica o gosto amargo que -------certos alimentos trazem ao nosso paladar.
-Egoísmo – Lc. 6.38; I Jô. 3.17; Fp. 2.3,4
-Auto rejeição
-Depressão – Sl. 55.5-8
-Infidelidade conjugal – Malaquias 2.7,8,9; Colossenses 5.19-21

VI. Quais as Lições que podemos tirar das crises que enfrentamos?
-Elas nos abrem novos horizontes e perspectivas espirituais – Rm. 8.28
-Elas nos tornam mestres na vida
-Elas nos revelam os verdadeiros amigos
-Elas nos identificam com Jesus
-Elas nos aproximam de Deus – salmos 73.1

VII. Como a família pode vencer as crises familiares?
-Orando a Deus
-Recordando as promessas de Deus para nós – I Co. 1.20
-Conservando nosso entusiasmo
-Adorando a Deus – Jó 1.6
-Crendo de todo o nosso coração em Deus – João 11.40
-Sendo paciente – Salmos 32.2;37.7-9;Pv. 15.18;Ec. 7.8,9; Rm.5.3,4;Ap. 1.9; II Co. 6.4-6.
-Prometendo a Deus celebrar sua vitória
-Nunca desistindo de lutar.

CONCLUSÃOJesus garante nossa vitória. Você hoje diz estou passando por uma grande crise, mais amanhã dirá: a crise está passando por mim, pois o choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã

quarta-feira, 27 de maio de 2009

VENCENDO OS GIGANTES - I sm 17.31-54


INTRODUÇÃO
Quantas vezes recuamos irmãos diante de situações difíceis? Simplesmente pelo fato de termos medo.Às vezes nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem à nossa frente e ficamos sem saber o que fazer, aí vem o sentimento de derrota, de frustração, de desânimo, de medo etc.
Estes mesmos sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problemão que se chamava Golias.
Não sabiam o que fazer, ninguém tinha coragem de lutar, o medo abateu-se sobre todos.
Golias era homem de guerra, valente, 3 mts. de altura, não temia nada.
Era um situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os Israelitas de covardes.
Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo.

COMO PODEMOS VENCER O NOSSO GIGANTE?

1). ENCARANDO O DESAFIO - V.32:
“...teu servo irá e pelejará contra este filisteu”.
Mesmo ameaçado pela derrota - Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória.
Por mais que as circunstâncias sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa.
Nosso Deus pelejará por nós - v. 37: “O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu”.
depositou toda sua confiança em Deus.
Ex. Os Israelitas diante do Mar Vermelho.
Hoje será você!!

2). DESPREZANDO O DESPREZO.
O texto diz (v.42-44) que o filisteu desprezou a Davi, desdenhou e caçoou dele...
Davi simplesmente desprezou, ignorou todo desprezo que o inimigo tentou lançar sobre ele para o intimidar..
O que tem te causado intimidações?
O que tem te causado medo? inquietações? angustias? ignore tudo isso e lute..
Mesmo que tudo indique o contrário, não podemos desistir.
Deus não se prende à aparências.
Quem era Davi para enfrentar Golias? (só foi aceito porque ninguém queria).
Todo o povo de Israel já estava com semblante abatido de frustração, de derrota (já estavam aceitando a derrota).
Ex. 10 dos 12 espias.

3). LUTANDO EM NOME DO SENHOR DO EXÉRCITOS.
Diz o v.45 que “Davi, porém, disse ao filisteu: "Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
Davi foi a peleja não confiando na sua própria força ou capacidade, mas confiando na força do Senhor.
Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante?
Declare a vitória como Davi o fez - nada pode resistir você quando você vai na força do Senhor.

4). USANDO O QUE TEMOS, ENTENDENDO QUE DEUS TORNARÁ ISTO EFICAZ.
Devemos usar o que temos (Davi tinha uma funda e algumas pedras).
Quiseram que ele colocasse uma armadura que não era próprio dele, não era para ele.
Estavam dificultando ao invés de facilitar.
Deus fala: "Abra a tua boca e eu ta encherei.” Em outras palavras: "Tenha ânimo, disposição e eu te ajudarei."
você nao precisa saber guerrear, nem ter armas pesadas na mão, porque o nosse general que é Cristo e Senhor dos exercitos, garante a nossa vitoria com o que temos..
pois ele está conosco sempre..

CONCLUSÃO
Hoje, se passou no seu pensamento recuar por causa de algum problema, nesta hora, Deus lhe diz:
Você não deve recuar.
Você não deve aceitar o desprezo.
Você não deve tentar vencê-lo na própria força.
Você deve apenas declarar: “Confio em Deus, o Senhor poderoso dos exércitos!

terça-feira, 26 de maio de 2009

CAMINHOS E CAMINHANTES - Lc 10.30-37


Talvez você veio pra igreja de maneira lenta, apressada, angustiada, calma, contemplativa, observativa, dando voltas, ou de maneira completamente alienada, mais a estrada é a mesma.
-A grande questão do caminho é como você anda no caminho!
-A gente ate acostuma a associar a vida como uma estrada! “nos caminhos da vida”..
-Então a imagem da estrada vai nos ser útil pra entendermos a idéia do caminho, é útil porque nos aponta para uma direção.
-A imagem da estrada me remete à idéia de que eu estou andando para algum lugar, isso nos é útil porque na vida não existe essa opção de não se estar andando. Qualquer um que diga “fiz a opção de não sair daqui” pode ter a certeza que vc já saiu, na vida ninguém fica parado, a diferença esta apenas em como caminha, mas todos caminham.
-a estrada acerca da qual nos estamos falando hoje, é a existência de cada um de nos. Cada um de nos esta numa estrada,
agora o que a gente precisa saber, é como nos estamos caminhando nessa estrada.

Esse texto que nos lemos nos remete a uma grande reflexão nesse sentido
_ o que nos temos aqui, um caminho, uma estrada.que ia de Jerusalém para Jerico. Uma mesma estrada, esta fixa lá ate hoje. Com o mesmo cenário e pedras e etc.
-uma estrada..
-daí Jesus disse que aconteceu uma coisa que envolveu cinco pessoas. Um mesmo caminho, cinco maneiras diferentes de caminhar num mesmo dia.
_uma mesma estrada que foi alterada pelo caminhar dos caminhantes, um mesmo chão que virou um chão diferente de acordo com a diferença da caminhada de cada um.
_e é aqui que mora a grande lição.
Com qual desse indivíduos a sua forma de caminhar se identifica com a minha?

I. O CAMINHO DO HONESTO
O primeiro individuo que a gente encontra nessa estrada é um homem honesto.
Saiu de casa e foi trabalhar. E no caminho, pra levantar o sustento para a vida e cuidar da família, uma tragédia o acometeu.
E ele foi deixado, largado, caído, assaltado, ferido, roubado e privado dos seus bens de seus direitos e ate mesmo do que tinha, ali naquele caminho, abandonado e injustiçado.
-foi o caminho de um homem honesto roubado e largado na estrada.

II. O CAMINHO DO APROVEITADOR
O segundo homem que encontramos nessa estrada, é aquele folgado que encontra o honesto que vem andando e pensando em seu sustento. E o assalta.
Numa mesma estrada, mais foi um caminho de violência, de despropiação de covardia de aproveitamento de injustiça de roubo e de engano.
Mesma estrada, um homem honesto caído, e um assaltante aproveitando da vida dele e fez seu próprio caminho

III. CAMINHO DO INDIFERENTE
-Ai passa uma terceira figura, o “sacerdote”.
-Mesma estrada um terceiro caminho.o sacerdote vem pensando no seu sermão, nas visitas que ele tem que fazer ainda e vê aquele homem caído.
-E simplesmente passa de largo, segue o seu caminho;
-O caminho da indiferença, caminho da incapacidade de se solidarizar, o caminho daquele que tem a sua agenda tão definida que não tem espaço pra qualquer parada e sobre tudo um individuo que achava que o fato de ter um lugar e um templo certo para adorar a Deus lhe era muito mais importante do que a parada para exercer misericórdia para um necessitado.
Uma mesma estrada uma outra forma de caminhar.

IV. CAMINHO DO OMISSO.
Ai temos um quarto individuo que passa, na mesma estrada, é um “levita”
Ai ele olha, viu o sacerdote passar e não fazer nada ele andou num caminho parecido com o do sacerdote, não fez nada também.
O caminho da omissão homicida, largou o individuo ali, fez que não viu, alienou-se e se foi, insensível e impermeável.

V. CAMINHO DO MISERICORDIOSO COMPLACENTE.
Daí vem um quinto individuo, no mesmo caminho, mas com outra maneira de caminhar, era um “samaritano”.
Considerado herege pelos judeus, abominado pelo sacerdote e pelo levita,
Mas ele passa ele olha, ele vê ele abaixa, ele socorre ele cuida, ele trata das feridas, e derrama sobre elas óleo e vinho, e leve o injustiçado para um estalada e diz para o estaladeiro “ olha eu estou deixando dois denários e se não for suficiente Poe na minha conta que quando eu passar de novo eu vou quitar tudo.


-A estrada pro primeiro homem era um meio de vida, e ele caiu nela. -Para o segundo homem era um meio para que de algum modo, se aproveitar dos recursos e do trabalho do outro, era o caminho do aproveitamento e do engano.
-Pro terceiro homem o sacerdote, era apenas um estrada banal, onde o que quer que acontecesse não lhe dizia respeito algum. Porque ele era um desses indivíduos que se deslocava de um ponto para o outro, e o que acontece no meio não importa, ele é indiferente à vida alheia.
-o outro, é omisso, ele sempre olho para aquele que na hierarquia lhe é superior e diz, se ele não fez, eu também não vou fazer,
-porem há um que o caminho é o lugar de misericórdia.
É o lugar onde a graça é manifesta, é onde o amor real.

Uma única estrada caminhada de cinco maneiras diferentes.
O que nos ajuda a entender uma coisa fundamental pra nos hoje. É que caminho, todos tem, mais cada um anda de uma maneira,
Você olha em volta e você vê pessoas tendo as mesmas oportunidades e respondendo a elas de formas completamente distintas, e vê tb pessoas não tendo oportunidades e respondendo a essas não oportunidades de modo também completamente distinto.
Mas para você que esta aqui hoje, como você tem trilhado os seus caminhos?

GRANDE APLICAÇÃO
-Esses textos nos de esse esperança, de como nos andando no mesmo caminho de todos, nos caminhos mais complexos, nos podemos caminhar uma caminhada inédita, uma caminhada diferente.
-Mostrando que nem tudo está perdido, não é só porque outro passou antes no mesmo caminho que eu pretendia passar e não se deu bem , que agora eu não vou passar lá.
Ah, mas ele tentou e não conseguiu..
-Por mais que o caminho seja tenebroso, eu posso torna-lo em pastos verdejantes porque vai depender é da forma como eu vou caminhar.
_quando nos passamos, transformamos em caminhos de vida, porque não caminhamos sozinhos, mas Cristo esta conosco.
Assim nos vamos transformar qualquer vale em mananciais de vida.
_ o salmista fala”bem aventurado o homem que passando pelo vale de baça Vaz dele um manancial” vale de baça é onde os chorões cresciam e crescem. Tem ainda hoje uma quantidade de chorões. Ate hoje quando vc chega la vai ver uma quantidade de arvores que derrama uma resina em forma de lagrima. Daí o nome também de vale das lagrimas. Tanto pela ocorrência do livro de Juizes quando o povo chora ali, como também por esse significado vegetal onde ate as plantas choram.
-e o salmista diz que há a possibilidade de alguém passar ali e transformar aquele lugar em mananciais, porque o que importa não é o caminho, mas como o caminhante vai caminhar.
_mesma estrada, mas o andar pode ser diferente.

CONCLUSÃO
Temos que ter a certeza de que Deus esta no nosso caminho, porque senão a nossa estrada vai ser sempre uma estrada de amargura, de frustração e de perda. Nunca será caminho de vida jamais.
-No caminho um ao outro ajudou e disse ao próximo se forte. No caminho um levanta o outro, no caminho a gente não quer saber quem é o individuo caído, nem porque ele esta caído, mais a gente só quer saber que ele esta caído e que vamos o ajudar.
-no caminho o samaritano é o herói na historia do amor fraternal,
no caminho a gente levanta, a gente se dobra, a gente cuida, a gente não fica preconceituando e fazendo perguntas.
A gente carrega a gente leva.
No caminho não tem proselitismo, não tem conversa fiada, tem ação, tem amor, tem misericórdia, tem graça, tem vida, tem gesto.

No caminho só vale a pena caminhar, quando a gente tem a certeza de que há o Deus de poder na nossa vida e de graça nessa estrada.
Eu sei que eu vou caminhar por caminhos pedregosos, por caminhos de espinhos em minha vida, mais eu sei que eu posso contar a proteção e a graça do Altíssimo.
Isso não é retórica, isso não é historia, isso é fato. E bem aventurado aquele que crê nisso e toma posse disso.
-tenha sempre a certeza de que Deus é a luz do seu caminho, é a proteção é o escudo do seu caminho, e nele confiar porque ele não nega a sua graça p mim nem p ninguém e a provisão de Deus p mim é sempre certa.

Fonte: Esse sermâo partiu da ideia de um dos sermões do Pr. Caio Fabio.